Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão

Autores

  • Cláudia Alquati Bisol Universidade de Caxias do Sul
  • Carla Beatris Valentini Universidade de Caxias do Sul
  • Janaína Lazzarotto Simioni Universidade de Caxias do Sul
  • Jaqueline Zanchin Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação Inclusiva, Deficiente da Audição, Métodos de Ensino

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais.

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Biografia do Autor

Cláudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul

Janaína Lazzarotto Simioni, Universidade de Caxias do Sul

Jaqueline Zanchin, Universidade de Caxias do Sul

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Publicado

30-04-2010

Como Citar

Bisol, C. A., Valentini, C. B., Simioni, J. L., & Zanchin, J. (2010). Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 147–172. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190

Edição

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