Sobre a Revista

Atualizamos o sistema OJS de publicação de nossos periódicos e estamos em fase de ajustes. Pedimos que, se encontrar qualquer irregularidade no acesso ou no processo de submissão, nos contate pelo e-mailcadpesq@fcc.org.br ou eae@fcc.org.br.

Foco e Escopo

Criada em 1971, Cadernos de Pesquisa é uma revista científica da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) que tem como objetivo divulgar a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. Acolhe manuscritos inéditos, com perspectivas teóricas diversas, com prioridade para a publicação de pesquisas de caráter empírico, histórico ou documental. Contempla ensaios, entrevistas, relatos de experiência e resenhas. Referência para a formação de pesquisadores, a revista tem como critérios para avaliação: a relevância social, as contribuições teóricas e metodológicas e o caráter inovador dos estudos. A partir de 2021, adota a modalidade de publicação contínua, estruturada nas seguintes seções:

  • Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional

Pesquisas e estudos teóricos sobre Educação e sobre tendências, metodologias e ética na Pesquisa Educacional.

  • Políticas Públicas, Avaliação e Gestão

Pesquisas sobre Estado, Legislação, Políticas, Avaliação, Sistemas Educacionais.

  • Educação Superior, Profissões, Trabalho

Pesquisas sobre acesso e organização do ensino superior, formação profissional, relações raciais e de gênero.

  • Educação Básica, Cultura, Currículo

Pesquisas sobre práticas educativas e sociabilidades nas instituições educacionais (da creche ao ensino médio), políticas de currículo.

  • Formação e Trabalho Docente

Pesquisas sobre profissão docente, formação de professores e educadores, condições de trabalho.

  • Espaço Plural

Entrevistas, homenagens, documentos de valor acadêmico e histórico.

  • Resenhas

A revista publica textos em português e espanhol em versão on-line, no Portal de Publicações da FCC e em diversas bases indexadoras. Artigos aceitos em outros idiomas devem ser traduzidos ao português. Artigos aceitos podem ser também publicados na versão para a língua inglesa. Cadernos de Pesquisa não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC), mas os custos de tradução são de responsabilidade dos autores. A versão on-line é de acesso aberto e gratuito.

O título abreviado da Revista é Cad. Pesqui., que deve ser usado em notas de rodapé e referências bibliográficas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais recebidos passam por quatro etapas:

1)      Submissão a programas de controle de plágio e autoplágio: o objetivo é verificar o ineditismo do texto.

2)      Avaliação prévia pelo Comitê Editorial: o Comitê julga a adequação dos textos à linha editorial da revista; às normas de publicação por ela estabelecidas; e à qualidade do trabalho, isto é, o seu potencial de publicação.

3)      Processo duplo cego: caso passem por essa triagem inicial, os textos serão encaminhados para serem avaliados quanto ao mérito por especialistas da área.

4)      Decisão final: os pareceres emitidos passarão pela análise do Comitê Editorial, que dará decisão final emitindo um parecer consolidado.

Cadernos de Pesquisa adota o sistema duplo cego para avaliação dos manuscritos pelos pares, preservando a identidade do autor em relação ao parecerista e vice-versa. A avaliação envolve, pelo menos, dois pareceristas.

No parecer consolidado, emitido pelo Comitê Editorial, os autores receberão uma comunicação informando se seu texto foi aceito, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. No último caso, o artigo reformulado é submetido à nova rodada de avaliação. O Comitê Editorial reserva-se o direito de recusar artigos cujas modificações não atendam a contento às solicitações encaminhadas.

As submissões na forma de entrevistas, relatos de experiência e resenhas são avaliadas pelo Comitê Editorial, que decidirá pela pertinência de sua publicação, conforme os objetivos de cada seção e demandas da revista.

 

Diretrizes para Avaliadores

Os especialistas devem redigir seu parecer, de forma circunstanciada, contemplando os seguintes critérios:

1)      Relevância do tema para a área de estudo.

2)      Diálogo com o conhecimento já produzido sobre a temática.

3)      Pertinência e atualidade da bibliografia.

4)      Clareza na exposição do objeto de estudo, objetivos e justificativa.

5)      Rigor na utilização dos conceitos.

6)      Consistência teórico-metodológica.

7)      Pertinência, clareza e fundamentação da metodologia empregada.

8)      Adequação, fundamentação e solidez argumentativa da análise.

9)      Boa estruturação do texto, com clara articulação entre as ideias.

Ao final da avaliação, o avaliador tem a possibilidade de escolher uma das seguintes opções oferecidas pelo sistema de gerenciamento eletrônico da revista:

  • Aceitar
  • Correções obrigatórias
  • Submeter novamente para avaliação
  • Submeter a outra revista
  • Rejeitar
  • Ver comentários

A opção “Correções obrigatórias” deve ser utilizada nas situações em que o manuscrito tenha efetivo potencial de publicação. No caso de textos que exijam significativas modificações, indica-se sua rejeição. A opção “Submeter novamente para avaliação” deve ser utilizada quando o parecerista considerar necessário o encaminhamento para outro especialista. A opção “Ver comentários” só deve ser utilizada quando o avaliador estiver em dúvida sobre sua decisão. 

No último número de cada volume, é publicada uma lista completa com os nomes de todos os pareceristas que colaboraram com a revista ao longo do ano.

Periodicidade

Publicação contínua a partir de 2021.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Indexação

Bases de dados

Biblat – Bibliografía Latinoamericana en revistas de investigación científica y social (México)

BVS Psicologia Brasil – Revistas Técnico-Científicas – Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (Brasil)

Dialnet – Fundación Dialnet – Universidad de La Rioja (Espanha)

Educ@ – Publicações Online de Educação (Brasil)

Google Scholar

HCERES – Haut Conseil de l'Évaluation de la Recherche et de l’Enseignement Supérieur (França)

Iresie – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (México)

Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (México)

Microsoft Academic Search

OEI – Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura

Psicodoc – Base de Datos Bibliográfica de Psicología (Espanha)

REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Espanha)

SciELO – Scientific Electronic Library Online (Brasil)

SciVerse Scopus – The largest abstract and citation database of peer reviewed literatura and quality web sources (Países Baixos)

UlrichsWeb Global Serial Directory
                      

Portais especializados

Capes – Portal de Periódicos/Qualis (Brasil)

Clase – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)

Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)

Inep/Cibec – BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil)

 

Buscadores de literatura científica open access

Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)

Doaj – Directory of Open Access Journals (Suécia)

Ergo – Education Research Global Observatory – Directory of Open Access Journals in Education (EUA)

 

Catálogos de bibliotecas

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek/Electronic Journals Library (Universität Regensburg – Alemanha)

Ficha Catalográfica

Cadernos de Pesquisa, n. 1, jul. 1971, Fundação Carlos Chagas, São Paulo

Somente on-line a partir de 2020 e contínua a partir de 2021.

Publicação da Fundação Carlos Chagas.

ISSN: 0100-1574 (Impresso)

e-ISSN: 1980-5314 (On-line)

1. Educação. 2. Pedagogia. I. Fundação Carlos Chagas. 

II. Departamento de Pesquisas Educacionais/FCC. III. Título. 

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Ficha elaborada por: Ana Maria de Souza CRB-8/5580, Biblioteca Ana Maria Poppovic (Bamp)