A pesquisa-ação no estágio supervisionado em Geografia na Universidade Estadual de Goiás, câmpus Nordeste

Autores

  • Francilane Eulália de Souza Universidade Estadual de Goiás (UEG), Formosa (GO), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2024_3

Resumo

O projeto de estágio, executado por meio da pesquisa-ação, foi desenvolvido para romper com o modelo tradicional de estágio supervisionado, considerado pouco reflexivo e desmotivador pelos discentes do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UFG), câmpus Nordeste. Nesse contexto, o principal objetivo foi proporcionar aos alunos estagiários a oportunidade de vivenciar a docência por meio de pesquisa-ação. A implementação dessa metodologia conferiu um novo sentido ao estágio: os alunos passaram a elaborar projetos, aplicá-los, avaliar as ações executadas e refletir sobre essas ações para atingir os objetivos de ensino e aprendizagem. Esse processo impulsionou os alunos estagiários a resolver os problemas encontrados na prática docente, promovendo um ensino como um processo contínuo e de construção coletiva. Com isso, os alunos assumiram um papel mais autônomo e ativo, podendo se tornar agentes de mudança no contexto escolar em que atuaram.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Editora Porto, 1996.

ANDRADE, M. C. de. Geografia rural: questões teórico-metodológicas e técnicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 12., 1994, Águas de São Pedro. Anais [...]. Águas de São Pedro (SP): Unesp, 1994, p. 52-57.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004a. p. 31-59.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Planejando o estágio em forma de projeto. In: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004b. p. 219-287.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

RIBAS, H. M. Construindo a competência: processo de formação de professores. São Paulo: Olho D’Água, 2001.

ROSA, D. E. G. Formação de Professores: concepções e práticas. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2003.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG). Resolução CsA n. 9, de 18 de novembro de 2015. Regulamento das Diretrizes Básicas para o Estágio Supervisionado dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Goiás. Anápolis, GO, 2015.

Downloads

Publicado

22-11-2024