Estágio em Psicologia da Educação: problemáticas contemporâneas no contexto educacional brasileiro

Authors

  • Cláudia Dias Prioste Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Araraquara

Abstract

A educação brasileira enfrenta problemáticas crônicas e complexas para as quais a maioria dos professores não se sente preparada para enfrentar. O currículo das licenciaturas, geralmente, é pautado em teorias tradicionais com escassez de pesquisas atuais e análises contextualizadas dos problemas escolares. No âmbito da Psicologia da Educação, embora as teorias clássicas façam parte da construção de saberes historicamente relevantes, evidencia-se um silêncio sobre determinadas problemáticas. Desse modo, o presente projeto teve o objetivo de proporcionar, aos 67 licenciandos do curso de Letras, experiências didáticas significativas, atuais e mais contextualizadas. Adotou-se a modalidade de estágio-pesquisa, com enfoque nos seguintes eixos-temáticos: fracasso escolar; questões étnico-raciais; desigualdades de gênero; fantasia e aprendizagem; declínio da autoridade docente; bullying; mídias e tecnologias; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e medicalização dos problemas na aprendizagem. Os resultados evidenciaram melhora no comprometimento e no entusiasmo dos licenciandos, bem como maior capacidade de articulação entre teoria e prática, reflexão e ação. A maioria dos alunos revelou se sentir mais preparada para compreender e enfrentar as diferentes condições de ensino, demonstrando compromisso com intervenções didáticas que refletem um vínculo sólido e inovador com saberes e atitudes investigativas relevantes à docência. Por fim, observou-se maior engajamento científico, político e social.

 

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Published

2020-11-26