Avaliar para aprender se aprende avaliando

Autores

  • Iron Pedreira Alves Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana (BA), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2024_4

Resumo

A avaliação da aprendizagem é um componente central de toda prática pedagógica realizada em qualquer etapa da educação formal. Diversos teóricos têm proposto que as práticas avaliativas devem auxiliar e orientar os processos de ensino e aprendizagem. A despeito disso, o mais habitual nas escolas e universidades é a utilização da avaliação como procedimento classificatório e seletivo. Disso decorre a necessidade de oferecer, aos futuros docentes, oportunidades de formação que proporcionem o desenvolvimento de um modo de avaliar voltado para o desenvolvimento e a aprendizagem dos avaliados. A presente experiência formativa se insere nesse contexto e tem como objetivo proporcionar aos estudantes matriculados em um componente curricular obrigatório de um curso de Licenciatura em Pedagogia a oportunidade de desenvolver a competência de avaliar para aprender. Para a consecução desse objetivo, os estudantes devem se engajar em um processo de avaliação por pares, mediante a utilização de uma rubrica avaliativa compartilhada ao início do processo. A atividade avaliativa é realizada no Laboratório de Avaliação do Moodle (Moodle workshop), no qual os avaliadores devem oferecer feedbacks informativos aos colegas avaliados. A plataforma também é utilizada para a realização de autoavaliação e práticas recordativas (retrieval practice). Os feedbacks elaborados pelos estudantes, bem como suas opiniões sobre o processo, são tomados como indicadores de êxito desta experiência formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, I. P.; FARIA, I.; PEREIRA, J. L. Avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, v. 9, p. e023035, 2022.

ALVES, I. P.; PEREIRA, J. L.; PEIXOTO, V. da S. Avaliar para aprender: por uma avaliação formativa no ensino superior. In: LIMA, A. C. R. E.; ALVES, I. P.; PEREIRA, J. L. (org.). Itinerários formativos para docência universitária. Feira de Santana: Zarte, 2023. p. 263-303.

ANDRADE, H. L.; BROOKHART, S. M.; YU, E. C. Classroom assessment as co-regulated learning: A systematic review. Frontiers in Education, v. 6, 751168, 2021.

CARPENTER, S. K.; PAN, S. C.; BUTLER, A. C. The science of effective learning with spacing and retrieval practice. Nature Reviews Psychology, v. 1, n. 9, p. 496-511, 2022.

CARVALHO, M. P. Avaliação escolar, gênero e raça. Campinas, SP: Papirus, 2009.

GARCÍA, E. C. et al. Improvement in the quality of feedback as an indication of the development of evaluative judgement. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 49, n. 6, p. 1-14, 2024.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2021.

MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização Invisível: crianças que não aprendem na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SCHLIEMANN, A. D.; SANTOS, C. M.; COSTA, S. C. da. Da compreensão do sistema decimal a construção de algoritmos. In: ALENCAR, E. S. Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SILVA, F. O.; VIEIRA, A. R. L. Percepções de estudantes universitários sobre a prática avaliativa de seus professores. Revista Internacional de Educação Superior, v. 10, p. e024021, 2024.

SILVA, N. L.; MENDES, O. M. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, p. 271-297, 2017.

SIQUEIRA, V. A. de S.; FREITAS, P. F.; ALAVARSE, O. M. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e241339, 2021.

TAI, J.; AJJAWI, R.; BOUD, D., DAWSON, P.; PANADERO, E. Developing evaluative judgement: enabling students to make decisions about the quality of work. Higher Education, v. 76, p. 467-481, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-017-0220-3. Acesso em: out. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Feira de Santana, BA, 2019.

VERÔNICA. Direção: Maurício Farias. Produção: S. Fraiha, E. Macarrão, I. Nicolas. Distribuição: Europa Filmes. 2008. YouTube.

VILLAS BOAS, B. M. F.; SOARES, S. L. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016.

Downloads

Publicado

22-11-2024