Uma análise da produção discursiva generificada no “Escola Sem Partido”

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Educação, Programa Escola Sem Partido, Ideologia

Resumo

Este estudo faz parte do campo discursivo dos estudos de gênero e baseia-se nas premissas de Foucault (2009) sobre “produção de verdades” e análise de discurso em uma perspectiva arqueogenealógica. Trata-se de um esforço analítico focado na rede de discursos da Escola Sem Partido, com o objetivo de compartilhar reflexões sobre as motivações do grupo, os conhecimentos envolvidos e os “efeitos de verdade” produzidos por ele. Com base no conceito de “lição”, consideramos que as afirmações marcadas pelo gênero (re) produzido pelo “movimento”, em interação com os sujeitos, causam processos de subjetivação da identidade. Observamos aqui que o sintagma “ideologia de gênero” constitui um poderoso dispositivo pedagógico usado pelos ideólogos da Escola Sem Partido como forma de produzir identidades heteronormatizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 236 p.

COHEN, Stanley. Folk devils and moral panics: the creation of the mods and the rockers. Oxford: Basil Blackwell, 1972.

DISTRITO FEDERAL. Assembleia Legislativa. Projeto de Lei Complementar n. 193/2016. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleggetter/documento?dm=3410752&ts=1567535329994&disposition=inline. Acesso em: 2 mar. 2017.

DISTRITO FEDERAL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei Complementar n. 867/2015. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: 2 mar. 2017.

ESCOLA SEM PARTIDO. Educação sem doutrinação. Disponível em: http://escolasempartido.org/. Acesso em: 10 maio 2018.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1998.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

FREITAS, Nivaldo; BALDAN, Merilin. Dossiê Escola Sem Partido e formação humana. Revista Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, v. 14, n. 1, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF39/dossie_1_escola_sem_partido_introdu%C3%A7%C3%A3o_fenix_jan_jun_2017.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 333-336, maio/ago. 2011.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MISKOLCI, Richard. Pânicos morais e controle social: reflexões sobre o casamento gay. Cadernos Pagu, Campinas, n. 28, p. 101-128, jan./jun. 2007.

PAIVA, Jair. Para uma cartografia do Programa Escola Sem Partido. Revista Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, v. 14, n. 1, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF39/dossie_5_escola_sem_partido_Jair_Miranda_fenix_jan_jun_2017.pdf. Acesso em: 20 mar. 2017.

PENNA, Fernando. Programa “Escola Sem Partido”: Uma ameaça à educação emancipadora. In: GABRIEL, Carmen; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcus (org.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2016. p. 43-58.

SOARES, Carmen Lúcia. A educação do corpo e a educação física escolar. In: REUNIÃO ANUAL DO PROEFE: POR QUE EDUCAÇÃO FÍSICA, 1., Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.

SOUZA, Sandra Duarte. Política religiosa e religião política: os evangélicos e o uso político do sexo. Estudos de Religião, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 177-201, jan./jun. 2013.

Publicado

04-08-2020

Como Citar

Fraga, M. C. L., & Souza, A. P. A. de. (2020). Uma análise da produção discursiva generificada no “Escola Sem Partido”. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 375–395. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7040

Edição

Seção

Artigos