Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)

Autores

  • Vivian Batista da Silva Faculdade de Educação da USP
  • Antonio Carlos da Luz Correia Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Formação de Professores, Manual, História da Educação, Portugal, Brasil

Resumo

Este trabalho procura sistematizar e aprofundar a problematização acerca do lugar ocupado pelos manuais de Pedagogia, Didática, Metodologia e Prática de Ensino utilizados em cursos de formação de professores, na produção e circulação intra e internacional do discurso pedagógico e profissional docente. A reflexão dá continuidade a estudos anteriores já realizados pelos autores numa perspectiva socioistórica comparada, no âmbito de um projeto maior sob o título: Estudos comparados sobre a escola: Brasil e Portugal (séculos XIX e XX), financiado na parte brasileira pelo Acordo Capes-ICCTI. Tal colaboração insere-se também no âmbito do Prestige, programa financiado pela União Européia. O artigo tece considerações sobre levantamento razoavelmente extenso da literatura produzida sobre manuais escolares e para professores, analisando a predominância de certos tópicos e de diretrizes específicas de pesquisas na área. Esses elementos ajudam a entender como as produções sobre o objeto de estudo foram geradas e postas em circulação, colaborando para a construção da história da história dos manuais pedagógicos e do discurso educacional.

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Publicado

30-12-2004

Como Citar

Silva, V. B. da, & Correia, A. C. da L. (2004). Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil). Cadernos De Pesquisa, 34(123), 613–632. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/464

Edição

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