Estudos sobre desenvolvimento humano no século XIX: da biologia à psicogenia

Autores

  • Maria Cristina Soares Gouvêa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Biologia, Escolas, Desenvolvimento Humano, Psicogenia.

Resumo

A escola historicamente erigiu-se como instituição privilegiada de formação de um extrato da população definido pelo seu pertencimento geracional, qual seja, a infância. Essa operação significou a produção e circulação de saberes voltados para compreensão dos processos de desenvolvimento individual, que sustentassem a aprendizagem escolar. É ao longo do século XIX que tais saberes constituem um campo científico específico, desde os estudos ontogenéticos, referidos à Biologia, a posterior configuração da chamada psicogenia. Busca-se neste estudo, pelo levantamento e análise das obras dos principais autores do período, resgatar o percurso de conformação do campo. Tem-se em vista compreender as permanências e os deslocamentos ocorridos no interior de tal produção, analisando a configuração de uma identidade científica. Verifica-se que, ao longo do período estudado, a embriologia, a biologia darwiniana e lamarkiana, a estatística e a antropometria constituíram-se como referências privilegiadas para a construção de um espaço de saber sobre o desenvolvimento individual, entendido como racialmente determinado.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Soares Gouvêa, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

31-08-2008

Como Citar

Gouvêa, M. C. S. (2008). Estudos sobre desenvolvimento humano no século XIX: da biologia à psicogenia. Cadernos De Pesquisa, 38(134), 535–557. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/317

Edição

Seção

Outros Temas