Recursos humanos e materiais nas instituições escolares de grau médio
Palavras-chave:
Recursos humanos, Recursos materiais, Ensino de 2º grau, Instituições de ensinoResumo
O presente estudo pretende mostrar a existência de formalismo no sistema educacional brasileiro pela comprovação das hipóteses de que existe significativa discrepância entre os dispositivos legais e sua implementação nas escolas, e que essa discrepância é maior nas comunidades menos urbanizadas e nas escolas públicas. São estudadas a qualificação do diretor, a qualificação do corpo docente, a situação do pessoal técnico, o funcionamento dos serviços escolares e as condições das instalações e do material de ensino para testar as hipóteses propostas, cuja validade se confirma com elevado nível de probabilidade. O estudo se realizou com amostra de escolas secundárias do Estado do Rio Grande do Sul. O artigo descreve, também, a situação geral dos recursos humanos, técnicos e materiais a serviço das escolas secundárias do Rio Grande do Sul.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1975 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).