Planejamento educacional para uma sociedade plural
Palavras-chave:
Planejamento da educação, Desenvolvimento econômico, Mão-de-obra, Financiamentos da educaçãoResumo
Nas últimas três décadas, impérios desmoronaram-se sob o choque de uma guerra mundial bem como sob a pressão de povos vassalos que sustentavam suas aspirações nacionalistas. Na esteira de desintegração das estruturas das antigas potências emergiram as novas nações da Ásia, África e do Novo Mundo, envolvendo mudanças fundamentais nas identidades e lealdades de grupos, e trocando os antigos e conhecidos laços de união tribal ou comunal por novos e estranhos símbolos de nacionalidades. Mas a consecução da independência política não criava ipso facto uma nação: os novos chefes nacionalistas apenas herdavam o arcabouço para ela. E, a partir disso, sua tarefa seria fortalecer a arcabouço e construir uma nação, reunindo os diferentes grupos tribais e as minorias étnicas na reconstrução de uma sociedade nacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1976 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).