Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
Palavras-chave:
Subnutrição, ZootecniaResumo
Foi desenvolvida uma técnica para analisar cronicamente os efeitos de choques a intervalos variáveis, sobrepostos a um procedimento de alimentação livre. Os animais (8 ratos, wister, machos, adultos) 4 subnutridos durante a lactação (12% de caseína) e 4 controles (dieta com 25% de caseína)podiam obter todo o alimento necessário para a sobrevivência em sessões diárias (durante o ciclo noturno) através da resposta de pressão à barra mantida com comida em esquema de CRF. A água era mantida ad libitum. Durante as outras 12 horas (ciclo diurno) os animais dos dois grupos eram mantidos na gaiola viveiro com água ad libitum, mas sem comida. Depois de obtida uma linha de base estável, foi iniciada a apresentação de CS (luz - duração de 30 segundos) seguida de US (choque - duração de 15 segundos) a intervalos variáveis, de 6 a 48 choques por sessão de 12 horas, independentemente do comportamento dos animais. A intensidade do choque foi de 1,0mA e 2,0mA. Foi introduzida uma plataforma do lado oposto à barra que permitia aos animais fuga ou esquiva dos choques. Os animais subnutridos aprenderam antes e mantiveram uma porcentagem muito maior de esquiva que os animais do grupo-controle. Os animais subnutridos também mostraram uma melhor adaptação à situação aversiva ("stress") alterando acentuadamente o padrão alimentar (diminuíram o número e aumentaram o tamanho e a duração das refeições), mantendo, entretanto, o total de alimento e água ingeridos por sessão em níveis bastante semelhantes aos da linha de base, o que não ocorreu com o grupo-controle, que mostrou grandes decréscimos na ingestão de água e comida. Os autores discutem as vantagens deste procedimento para a análise do comportamento alimentar, alguns possíveis interpretações dos lados obtidos e sugerem outros experimentos possíveis com esta linha de base.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).