Tecnologia educacional no Brasil
Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Ensino à distância, BrasilResumo
O artigo apresenta uma visão panorâmica do desenvolvimento da tecnologia educacional no Brasil. A título de exemplos ressalta características positivas e negativas de alguns projetos, particularmente no campo da teleducação. Progressos feitos na área de outros meios e tecnologias são também analisados, sobretudo em termos de seu impacto. Na seção final, o autor apresenta uma avaliação crítica das contribuições e deficiências da tecnologia educacional no país. Os resultados não são irrelevantes, mas há fatores limitativos muito grandes, tanto em termos de idéias quanto instrumentos. O autor aponta, ainda, para a incapacidade do movimento da tecnologia educacional em oferecer soluções concretas para os problemas de quantidade e qualidade do ensino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).