Universidade e democracia: voltando o olhar para a esquerda
Palavras-chave:
Ensino Superior, Sistema de Gestão, Integração Universidade-Sociedade, Autonomia UniversitáriaResumo
No México, durante mais de 20 anos, setores de esquerda puderam administrar - ou, pelo menos, influenciar fortemente - instituições de ensino superior, as Universidades Autônomas (UAs). Este artigo propõe uma revisão crítica dessa experiência, ao longo de três eixos coincidentes com os três sentidos básicos atribuídos à democracia em relação à universidade: a questão da democratização do acesso x qualidade da formação; a do "retorno" das atividades universitárias à sociedade; e o problema da participação e representação na gestão da universidade. Tudo indica que a gestão da esquerda nas UAs seguiu um padrão essencialmente adaptativo e que, frente às mudanças ora propostas para o ensino superior mexicano, a esquerda precisa renovar-se profundamente e definir seu projeto educacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).