Instrução pública do “sexo feminino” no Maranhão: No Diretório dos Índios e início do século XIX

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Palavras-chave:

História da Educação, Educação da Mulher, Legislação do Ensino

Resumo

Aborda-se a instrução pública feminina no Maranhão, do período que abrange a publicação do Diretório dos Índios, durante o governo pombalino, no século XVIII, ao início do século XIX, de 1822 até a década de 1830. A pesquisa contemplou análise documental do Diretório dos Índios de 1757, imprensa do Maranhão (1822-1838), ofícios de professores, documentos paroquiais e legislações brasileira e portuguesa. Os resultados indicam necessidade de maior atenção aos efeitos da publicação do Diretório dos Índios sobre a escolarização pública feminina e registram informações sobre as primeiras professoras públicas maranhenses do século XIX. Conclui-se pela relativização da afirmação corrente na historiografia que atribui à Lei das Escolas de Primeiras Letras, de 1827, a demarcação inicial da escolarização pública feminina no Brasil.

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Biografia do Autor

Mariléia dos Santos Cruz, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz (MA), Brasil

Doutorado, mestrado e pós-doutorado em educação brasileira pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Professora de história da educação brasileira do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisa a história da educação dos negros, professores e intelectuiais negros e seus protagonismos.

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Publicado

01-09-2023

Como Citar

Cruz, M. dos S. (2023). Instrução pública do “sexo feminino” no Maranhão: No Diretório dos Índios e início do século XIX. Cadernos De Pesquisa, 53, e10141. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10141

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo