Políticas educacionais no Brasil: desafios e propostas

Auteurs-es

  • Osmar Fávero
  • José Silverio Baia Horta
  • Gaudêncio Frigotto

Mots-clés :

Políticas Educacionais, Pesquisa Educacional, Pós-Graduação, Planejamento da Educação

Résumé

Após breve retrospectiva do planejamento da educação no Brasil a partir de 1962, o artigo aponta para a urgência de elaborar-se uma política educacional que atenda às necessidades da sociedade brasileira, refletida nos indicadores sociais e educacionais que apresenta e analisa. Por sua vez, a crise mundial dos paradigmas políticos, econômicos e culturais impõe uma crítica radical ao discurso da modernidade, fruto da ideologia neoliberal, propondo a busca de estratégias de integração internacional do país em posição não-subordinada. Este quadro determina os eixos principais em torno dos quais poderão e deverão articular-se os esforços de pesquisa e ensino, com vista a definir o papel da educação na democratização substantiva da sociedade brasileira.

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Bibliographies de l'auteur-e

Osmar Fávero

José Silverio Baia Horta

Gaudêncio Frigotto

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Publié-e

1992-11-30

Comment citer

Fávero, O., Horta, J. S. B., & Frigotto, G. (1992). Políticas educacionais no Brasil: desafios e propostas. Cadernos De Pesquisa, (83), 5–14. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/966

Numéro

Rubrique

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