Educação e desigualdades raciais no Brasil
Mots-clés :
Sistema de Educação, Desigualdades RaciaisRésumé
O sistema educacional brasileiro alcançou significativa expansão notadamente a partir da segunda metade deste século. Apesar disso, o Brasil ainda apresenta níveis educacionais inferiores aos de outros países com características similares, com profundas desigualdades raciais.Este artigo, utilizando os dados das PNADs - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - de 1982 e 1988, analisa o funcionamento do sistema de ensino no contexto dos diferentes desempenhos obtidos pelos grupos raciais, bem como aborda as taxas de aprovação, reprovação e evasão da população estudantil e alguns indicadores de realização educacional.Os índices educacionais obtidos por pretos e pardos são sistematicamente inferiores aos de outros grupos raciais. Assim, constata-se que a variável raça continua representando importantes efeitos nessa etapa do ciclo de vida.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).