Formação de professores das séries iniciais

Auteurs-es

  • Rose Neubauer da Silva
  • Cláudia Davis

Mots-clés :

Professores, Ensino de 1º Grau, Formação de Professores, Didática

Résumé

Esta revisão da produção brasileira e latino-americana sobre formação de professores para as séries do ensino, em torno de três eixos - o perfil do professor, quem o forma, como é formado -, aponta para a necessidade de revisão das estruturas institucionais que alicerçam a formação docente. Levando em conta o quadro atual das políticas públicas no continente latino-americano, sugere-se que o papel do professor venha a sofrer certas transformações radicais. Mantendo-se as funções atuais de guia estruturante do processo ensino-aprendizagem, orientador do desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, além de agente integrador escola/comunidade, aponta-se para a urgência de um professor criativo, calibrador da pertinência cultural da educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rose Neubauer da Silva

Cláudia Davis

Téléchargements

Publié-e

1993-11-30

Comment citer

Silva, R. N. da, & Davis, C. (1993). Formação de professores das séries iniciais. Cadernos De Pesquisa, (87), 31–44. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/925

Numéro

Rubrique

Articles