Caracterização de redes municipais de ensino
Mots-clés :
Municipalização do Ensino, Descentralização, Políticas Públicas, Administração da EducaçãoRésumé
Este texto apresenta uma análise da administração da educação municipal a partir da reconstituição da história do Órgão Municipal de Educação de quatro municípios do Rio Grande do Sul. Argumenta que as redes municipais de educação não são homogêneas entre si, apesar de se assemelharem em vários aspectos, dentre os quais a permeabilidade. A permeabilidade vai-se dando ao longo da história da administração da educação municipal e se constitui numa estratégia pela qual os poderes hierarquicamente separados (União e Estado federado) fazem prevalecer sua própria concepção de bem público no nível local.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).