Igreja católica e estado: matrizes referenciais de valores dirigidas à família
Mots-clés :
Sociedade Brasileira Contemporânea, Família, Igreja Católica, EstadoRésumé
Este artigo propõe considerar articuladamente os discursos da Igreja Católica e do Estado no Brasil - enquanto matrizes de referências que disputam a hegemonia axiológica das famílias. Encaminha a análise dessas duas instituições ordenadoras da formação econômico-social, buscando acompanhar conflitos e consensos construídos em torno de temáticas(como o divórcio, o planejamento familiar e o aborto) para, por meio delas, sugerir alterações e permanências de valores referentes à família, no período 1964-1984.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).