A representação social do adolescente e da adolescência: um estudo em escolas públicas
Mots-clés :
Representação Social, Adolescência, Adolescentes, Educação EscolarRésumé
Este texto discute, a partir dos depoimentos de professores, diretores, inspetoras de alunos e alunos, a representação social do adolescente e da adolescência, procurando perceber como essa representação social se insere nas relações cotidianas da escola. Os depoimentos indicam que os diversos componentes dessa representação social articulam-se em torno de um núcleo ou de uma estrutura central. A análise mostrou que a representação social do adolescente e da adolescência é compartilhada por todos os segmentos analisados, mas quando se trata de especificar os personagens em pessoas não se encontra consistência nessa representação.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).