Recontando histórias: vozes e silêncios de meninos de rua
Mots-clés :
Crianças Marginalizadas, Leitura, Projeto Lendo na PraçaRésumé
Este artigo é uma reflexão sobre o projeto Lendo na Praça, trabalho realizado em 1996 com meninos/meninas que vivem nas ruas de São Paulo, a partir de iniciativa da COGESP, órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Com o objetivo de possibilitar a essas crianças o acesso à palavra escrita, um ônibus foi transformado em espaço para leitura e colocado em uma praça no centro da cidade. As cenas, os eventos e as falas que aconteciam no dia-a-dia do ônibus foram registradas por cinco "mediadores de leitura", preparados para acompanhar os meninos/meninas em suas aproximações com a leitura e com o texto da narrativa que vão construindo pelas esquinas da cidade. Esses registros foram discutidos e analisados a partir de uma visão dialógica de linguagem.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).