Raízes da historiografia educacional brasileira (1881-1922)

Auteurs-es

  • Moysés Kuhlmann Jr. Fundação Carlos Chagas

Mots-clés :

História da Educação, Pesquisa Bibliográfica, Historiografia

Résumé

A comunicação pretende analisar as primeiras iniciativas de elaboração de uma história da educação brasileira, apresentando várias publicações. As principais fontes utilizadas neste estudo foram divulgadas durante as Exposições Nacionais e Internacionais realizadas no final do século XIX e início do século XX. O marco inicial, no ano de 1881, refere-se à realização da Exposição de História do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, e a data de 1922, à Exposição do Centenário da Independência do Brasil, ocorrida também naquela cidade. A cada exposição, anunciava-se o trilhar da nação rumo ao progresso, amparada pela ciência, pela indústria e pela técnica. Impulsionava-se a elaboração de nossa história, da história de cada um dos setores e das instituições que representariam os pilares da civilização "moderna", entre elas a história da educação brasileira. Anunciava-se uma "evolução" a ser alcançada em um futuro mais ou menos distante. A análise irá mostrar ainda que o privilégio ao uso de fontes oriundas da legislação, dos relatórios elaborados por representantes do executivo, ou dos debates parlamentares e anuários estatísticos, assim como a eleição de certos temas recorrentes em nossa historiografia educacional, têm suas raízes no material estudado.

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Publié-e

1999-03-31

Comment citer

Kuhlmann Jr., M. (1999). Raízes da historiografia educacional brasileira (1881-1922). Cadernos De Pesquisa, (106), 159–171. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/698

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