Rousseau preceptor: orientações pedagógicas para a instrução de crianças verdadeiras

Auteurs-es

  • Carlota Boto Universidade de São Paulo - FE

Mots-clés :

Educação, Ensino Público, Iluminismo, Rousseau, Jean-Jacques

Résumé

Este trabalho tem por objetivo interpretar o tema da educação em alguns escritos de Rousseau. À luz da bibliografia sobre o tema, a análise centra-se no modo pelo qual Rousseau compreende a educação especialmente no Projeto para a educação do Senhor de Sainte-Marie, escrito no início dos anos 40 do século XVIII, a propósito do ofício de preceptor desempenhado pelo filósofo em 1740. Nesse sentido, compreende-se que, no referido escrito, Rousseau estabelece comentários e apreciações críticas acerca das práticas de ensino vigentes, fazendo recomendações e traçando sugestões pedagógicas para a educação das crianças. Tratava-se, no caso, de uma prática de ensino doméstico. Procurou-se confrontar essa perspectiva com as propostas expostas por Rousseau relativamente ao ensino público. Para tanto, interpretaram-se preliminarmente os aspectos educacionais contidos no verbete que, em 1755, Rousseau escreve para a Enciclopédia francesa sob o título Economia (moral e política). Buscou-se também identificar o tema da educação em Considerações sobre o governo da Polônia, texto escrito em 1771.

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Biographie de l'auteur-e

Carlota Boto, Universidade de São Paulo - FE

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Publié-e

2012-04-30

Comment citer

Boto, C. (2012). Rousseau preceptor: orientações pedagógicas para a instrução de crianças verdadeiras. Cadernos De Pesquisa, 42(145), 226–246. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/55

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