O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd

Auteurs-es

  • Antonio Flavio Barbosa Moreira Faculdade de Educação da UFRJ

Mots-clés :

Currículo, Campo, Grupo de Trabalho, Construção de Conhecimento

Résumé

O campo do currículo está se caracterizando, em diferentes países, por uma significativa diversificação de temas e de influências teóricas. Apoiando-se no conceito de campo de Bourdieu, o texto aborda o campo no Brasil, tal como vem sendo construído no Grupo de Trabalho - GT - de Currículo da ANPEd. Examina o funcionamento do grupo, procurando situá-lo no contexto mais amplo da associação e das políticas de pós-graduação. Focaliza, a seguir, os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos no período de 1996 a 2000. Critica o grande número de textos selecionados, o que tem contribuído para a secundarização da discussão de problemas educacionais que carecem de atenção. Propõe perguntas e sugere estratégias que possam enriquecer o processo de construção do conhecimento desenvolvido no GT.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Antonio Flavio Barbosa Moreira, Faculdade de Educação da UFRJ

Téléchargements

Publié-e

2002-11-30

Comment citer

Moreira, A. F. B. (2002). O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd. Cadernos De Pesquisa, (117), 81–101. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/544

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque