Docência na universidade: professores inovadores na USP

Auteurs-es

  • Helena Coharik Chamlian Faculdade de Educação da USP

Mots-clés :

Professor Universitário, Formação de Professores, Universidade, Ensino-Pesquisa, Inovação Educativa

Résumé

O artigo trata de pesquisa realizada com um grupo de professores inovadores da Universidade de São Paulo tendo como objetivo procurar subsídios para a formação do professor universitário. Esses docentes foram entrevistados, solicitando que detalhassem melhor suas experiências inovadoras; explicassem as razões pelas quais haviam introduzido modificações em sua forma de trabalho; explicitassem as relações entre sua atividade de docência e de pesquisa, expressassem o papel que atribuíam ao ensino na universidade, bem como a forma pela qual sua trajetória acadêmica havia se cumprido até então. A diversidade de experiências relatadas e, ao mesmo tempo, a convergência de visões a respeito de suas funções de ensino e de pesquisa na universidade permitem-nos afirmar que, mais do que uma formação pedagógica específica, a sensibilização para as dificuldades do ensino e a valorização institucional dessa atividade consistiriam em grande avanço para a formação do professor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Helena Coharik Chamlian, Faculdade de Educação da USP

Téléchargements

Publié-e

2003-03-31

Comment citer

Chamlian, H. C. (2003). Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cadernos De Pesquisa, (118), 41–84. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/528

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque