Concepções da professora acerca do abuso sexual infantil

Auteurs-es

  • Rachel Faria Brino Universidade Federal de São Carlos–SP
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Universidade Federal de São Carlos–SP

Mots-clés :

Criança, Abuso Sexual, Educação da Criança, Professor

Résumé

A escola mostra-se como lugar ideal para detecção e intervenção em casos de abuso sexual infantil, uma vez que o principal agressor geralmente encontra-se na família. Considerando que a escola deve ter como objetivo garantir a qualidade de vida de sua clientela, bem como promover a cidadania, para delinear um programa que possa capacitar tais profissionais em casos de abuso sexual, parece necessário, em primeiro lugar, conhecer o universo de informações que eles detêm sobre o tema, sobre a legislação a respeito e sobre os direitos da criança. Este estudo teve como objetivo caracterizar as informações de 20 educadoras de escolas municipais de educação infantil sobre o abuso sexual de crianças em uma cidade de médio porte. As informações obtidas foram analisadas e divididas em sete categorias. Os resultados indicam que a maioria das educadoras possuía informações insuficientes acerca do tema e afirmava adotar procedimentos inadequados diante dos casos de crianças que sofreram abusos sexuais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2003-07-31

Comment citer

Brino, R. F., & Williams, L. C. de A. (2003). Concepções da professora acerca do abuso sexual infantil. Cadernos De Pesquisa, (119), 113–128. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/520

Numéro

Rubrique

Outros Temas