Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil

Auteurs-es

  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Mots-clés :

Políticas Educacionais, Formação de Professores em Serviço, Estudo de Caso

Résumé

Existem políticas voltadas aos professores iniciantes no Brasil? Para responder a essa pergunta recorremos aos dados de pesquisa recente sobre as políticas docentes no Brasil, a qual incluiu 15 estudos de caso em estados e municípios das cinco regiões do país. Para a coleta de dados foram realizadas visitas às Secretarias de Educação, feitas entrevistas com gestores, responsáveis pela implementação das políticas, e análise documental. Os resultados evidenciaram, em dois estados e em um município, ações formativas voltadas aos professores iniciantes, no momento do concurso de ingresso. Em dois municípios podem-se identificar ações de apoio aos professores principiantes, inseridas em uma política de formação continuada. A pesquisa revelou ainda três programas de aproximação entre universidade e escola que podem favorecer a inserção na docência: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, proposto pela Capes/MEC, em âmbito federal, o Bolsa Alfabetização, pelo Estado de São Paulo, e o Bolsa Estagiário, pelo município de Jundiaí (SP). São iniciativas muito recentes, mas bastante promissoras na tentativa de amenizar as dificuldades do início da docência.

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Biographie de l'auteur-e

Marli André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

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Publié-e

2013-06-04

Comment citer

André, M. (2013). Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 42(145), 112–129. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/50

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