O professor e o ato de ensinar

Auteurs-es

  • Elizabeth Tunes Universidade de Brasília
  • Maria Carmen V. R. Tacca Universidade de Brasília
  • Roberto dos Santos Bartholo Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Professores, Relações Professor-Aluno, Papel do Professor, Sala de Aula

Résumé

A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a idéia à abordagem histórico-cultural. O objetivo deste texto é discutir a identificação entre ação docente e mediação, de modo a caracterizar aquilo a que corresponde, segundo nossa ótica, o trabalho desenvolvido pelo professor, tendo como foco o conceito de zona proximal de desenvolvimento. As considerações encaminham-se para o entendimento de que os conteúdos escolares somente estarão a serviço do desenvolvimento dos alunos se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação, tendo em conta que a função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais.

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Publié-e

2005-12-30

Comment citer

Tunes, E., Tacca, M. C. V. R., & Bartholo Júnior, R. dos S. (2005). O professor e o ato de ensinar. Cadernos De Pesquisa, 35(126), 689–698. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/454

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