A marca de origem: comparando colleges norte-americanos e faculdades brasileiras

Auteurs-es

  • Arabela Campos Oliven Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Ensino Superior, História da Educação, Brasil, Estados Unidos

Résumé

Colleges nos Estados Unidos e faculdades no Brasil existiam antes da criação de universidades. Instituições radicalmente diferentes, têm marcado profundamente o desenvolvimento da educação superior nos dois países. O college nasceu privado, mais ligado ao seu Board of Trustees (Conselho de Curadores) do que à Coroa Inglesa, e com profunda orientação religiosa. As primeiras faculdades no Brasil, criadas por Dom João VI, seguiam o modelo das Grandes Escolas Francesas: eram instituições seculares, de formação de profissionais. Seus professores costumavam ser médicos de renome que se dedicavam tangencialmente às atividades docentes. Nos Estados Unidos, os professores moravam nos colleges com os estudantes e assumiam a responsabilidade na formação do caráter de seus alunos, estando no lugar dos pais (in loco parentis). Este trabalho traça um paralelo entre a educação superior nos Estados Unidos e no Brasil, dando ênfase à influência do modelo de origem no desenvolvimento dos dois sistemas. Procura mostrar como o exemplo das instituições fundantes se constitui em marca indelével, presente nos períodos tanto de continuidade como nos de mudança dos sistemas.

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Biographie de l'auteur-e

Arabela Campos Oliven, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publié-e

2005-08-31

Comment citer

Oliven, A. C. (2005). A marca de origem: comparando colleges norte-americanos e faculdades brasileiras. Cadernos De Pesquisa, 35(125), 111–135. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/438

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