Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?

Auteurs-es

  • Marcelo Henrique Romano Tragtenberg Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • João Luiz Dornelles Bastos Universidade Federal de Pelotas
  • Lincon Hideo Nomura Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Marco Aurélio Peres Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Mots-clés :

Discriminação Racial, Desigualdades Sociais, Universidades, Negros

Résumé

Existem diferentes propostas para aumento da população negra na universidade. Com o objetivo de investigar o impacto da adoção de algumas propostas na proporção de negros no ensino superior, a partir dos bancos de dados do vestibular e dos matriculados em 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, foi estudada a distribuição étnico-racial na instituição. Verificou-se baixa proporção de estudantes negros candidatos e aprovados no vestibular e matriculados na referida universidade. A duplicação do número de vagas e a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública não alteram esse perfil étnico-racial, indicando que políticas sensíveis à cor têm de ser utilizadas para aumentar a proporção de estudantes negros no ensino superior público e contribuir para a redução de desigualdades raciais no Brasil. Foram simuladas diferentes proporções de reservas de vagas: 15%, 20% e 5% de negros, esta última somente para oriundos de escola pública. Em geral, a redução da nota mínima de ingresso em cursos de diferentes níveis de prestígio social é da ordem de 10% ou menos, não indicando um quadro de expressiva queda da qualidade de ensino.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Henrique Romano Tragtenberg, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

João Luiz Dornelles Bastos, Universidade Federal de Pelotas

Lincon Hideo Nomura, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Marco Aurélio Peres, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

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Publié-e

2006-08-31

Comment citer

Tragtenberg, M. H. R., Bastos, J. L. D., Nomura, L. H., & Peres, M. A. (2006). Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?. Cadernos De Pesquisa, 36(128), 473–495. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406

Numéro

Rubrique

Temas em Debate