Os buracos da lousa: reflexões sobre um tema de pesquisa

Auteurs-es

  • Silvia Elizabeth Moraes Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Pesquisa Educacional, Orientação Educacional, Avaliação da Aprendizagem, Estudo de Caso

Résumé

Este artigo examina a validade, relevância e exeqüibilidade de um tema de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia. Discute quais critérios podem ser utilizados pelos professores-orientadores no julgamento de um tema de pesquisa para analisar caminhos e resultados esperados em monografias, dissertações e teses em geral. Salienta o processo de construção de um saber teórico-prático tanto por parte do aluno quanto por parte do professor-orientador. Vale-se de um estudo de caso, recorrendo à coleta de dados feita através da análise documental, observação participante, entrevista gravada e conversas telefônicas. Conclui que na pesquisa em educação é necessário formular perguntas simples que tenham a capacidade de relacionar o micro com o macro, o individual com o coletivo, o tópico com o tema, a ciência com a vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Silvia Elizabeth Moraes, Universidade Federal do Ceará

Téléchargements

Publié-e

2006-12-30

Comment citer

Moraes, S. E. (2006). Os buracos da lousa: reflexões sobre um tema de pesquisa. Cadernos De Pesquisa, 36(129), 653–672. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/392

Numéro

Rubrique

Outros Temas