Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor

Auteurs-es

  • Jerusa Fumagalli de Salles Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Alice Mattos Pimenta Parente Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Aprendizagem, Leitura, Escrita, Desenvolvimento Cognitivo

Résumé

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.

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Publié-e

2007-12-30

Comment citer

Salles, J. F. de, & Parente, M. A. M. P. (2007). Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor. Cadernos De Pesquisa, 37(132), 687–709. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348

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