Investida contra as profissões e reestruturação das identidades acadêmicas e profissionais

Auteurs-es

  • John Beck Universidade de Cambridge - Reino Unido
  • Michael F. D. Young Universidade de Londres - Reino Unido

Mots-clés :

Bernstein, Basil, Educação Profissional, Identidade, Profissão

Résumé

Este artigo baseia-se em uma série de idéias e conceitos desenvolvidos pelo sociólogo britânico Basil Bernstein para analisar os desafios e as mudanças enfrentados recentemente por indivíduos com ocupações profissionais, inclusive os das áreas de ensino e pesquisa na educação superior. O artigo discute e procura desenvolver a análise de Bernstein sobre como estruturas particulares do conhecimento podem estar relacionadas com a formação de identidades ocupacionais, centradas naquilo a que o autor se refere como “interioridade” e “dedicação interna”. A seguir, examina a gama de desafios para essas identidades, em especial aqueles que surgem da “regionalização” do conhecimento e do “genericismo”. Na conclusão, avalia as perspectivas de perpetuação dessas identidades em uma era de crescente mercantilização e gerencialismo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

John Beck, Universidade de Cambridge - Reino Unido

Michael F. D. Young, Universidade de Londres - Reino Unido

Téléchargements

Publié-e

2008-12-30

Comment citer

Beck, J., & Young, M. F. D. (2008). Investida contra as profissões e reestruturação das identidades acadêmicas e profissionais. Cadernos De Pesquisa, 38(135), 587–609. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/323

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque