Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos

Auteurs-es

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas
  • Moysés Kuhlmann Júnior Fundação Carlos Chagas

Mots-clés :

História da Educação, Base de Dados, Parque Infantil, Periódico

Résumé

O trabalho discorre sobre a elaboração da Base de Dados do “Boletim Interno da Divisão de Educação, Assistência e Recreio”, da Secretaria de Educação e Cultura do Município de São Paulo, publicação mensal que circulou nos Parques Infantis paulistanos no período de 1947 a 1957. A criação da base justifica-se pela necessidade de se sistematizarem informações sobre a estrutura e a organização do Boletim Interno e identificar tendências educacionais e temas enfocados. Tornou-se orientação o princípio de que a definição dos campos de registro não deve ocorrer, a priori, sem um exame prévio da publicação. Considera-se a base como um primeiro processo de análise que, para prover elementos para a pesquisa, precisa ser composta por campos analíticos adequados às especificidades da publicação, ultrapassando a formalidade de registros.

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Publié-e

2012-08-31

Comment citer

Fernandes, F. S., & Kuhlmann Júnior, M. (2012). Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 562–585. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/32

Numéro

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