O papel da igreja na educação escolar masculina na década de 1950

Auteurs-es

  • Miriam Waidenfeld Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Escolas Religiosas, Igreja Católica, Educação Religiosa, Elites

Résumé

É possível afirmar que estudos sobre colégios católicos, ao propiciarem uma compreensão acerca das estratégias de socialização por eles utilizadas, estariam cooperando para elucidação das novas configurações de poder da Igreja. Acreditamos que os valores e comportamentos ali fabricados constituam a base da ação de sua liderança leiga, que expressariam certos modos de pensar da Igreja. Este texto pretende mostrar que o trabalho educacional religioso, desenvolvido por um tradicional colégio católico para moços no Rio de Janeiro nos anos 1950, ao moldar certo tipo de aluno, espera que a moral cristã impregne suas vidas. Os conceitos de socialização e juventude, o Rio de Janeiro e a Igreja nos anos 1950 são os temas abordados num primeiro momento. Em uma segunda etapa, chama-se a atenção para o conjunto de práticas de educação religiosa utilizado pela escola, bem como para algumas características sociais dos alunos que se encontravam sujeitos a essa ação pedagógica.

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Publié-e

2012-08-31

Comment citer

Chaves, M. W. (2012). O papel da igreja na educação escolar masculina na década de 1950. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 518–537. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/30

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