Federalismo e planejamento educacional no exercício do PAR

Auteurs-es

  • Eliza Bartolozzi Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Mots-clés :

Sistemas de educação, políticas educacionais, Planejamento da educação, Plano de ações articuladas

Résumé

Este texto insere-se no campo de estudos sobre avaliação de políticas públicas e tem por objetivo analisar o planejamento educacional realizado por meio do PAR. Especificamente, pretende responder às questões sobre a receptividade dos sistemas educativos na execução do PAR e a capacidade desse instrumento de planejamento de articular os entes da federação para a gestão da educação. As análises desenvolvidas têm por eixo questões concernentes ao processo de centralização/descentralização das políticas educativas. A implantação do PAR apresenta dificuldades no alcance dos objetivos de integração e colaboração entre os entes da federação, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento de ações de planejamento e de diálogo entre os sistemas educativos.

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Biographie de l'auteur-e

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.

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Publié-e

2014-09-30

Comment citer

Ferreira, E. B. (2014). Federalismo e planejamento educacional no exercício do PAR. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 602–623. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2952

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