Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores

Auteurs-es

  • Paulo Sérgio Garcia
  • Nelio Bizzo

Mots-clés :

Ensino a Distância, Educação Continuada, Formação de Professores, Ciências.

Résumé

Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Sérgio Garcia

Nelio Bizzo

Téléchargements

Publié-e

2013-08-31

Comment citer

Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2013). Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 662–681. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670

Numéro

Rubrique

Outros Temas