Políticas de inclusão social no Brasil contemporâneo e a educação da maternidade

Auteurs-es

  • Carin Klein Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Dagmar Estermann Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Zulmira Newlands Borges Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mots-clés :

Políticas Públicas, Estudos de Gênero, Maternidade

Résumé

Este artigo problematiza alguns processos de produção e veiculação de representações de maternidade, tomando como referência algumas políticas de inclusão social no Brasil contemporâneo. Nessa direção, apresentamos alguns estudos que se inscrevem no que Dagmar Meyer (2006) discute como a “politização do feminino e da maternidade”. A autora refere-se a uma rede discursiva que trata de delinear pedagogias que, ao educar mulheres como mães, as posicionam ao lado do Estado, corresponsabilizando-as pelo enfrentamento das questões estruturais da pobreza, uma vez que são apresentadas como suas parceiras estratégicas, devendo agir de forma decisiva na resolução de problemas sociais mais amplos. Isso significa dizer que as mulheres-mães passam a ser posicionadas em inúmeras políticas de inclusão social como as agentes fundamentais para a resolução de problemas sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carin Klein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Dagmar Estermann Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Zulmira Newlands Borges, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Références

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Pedagogia: a arte de erigir fronteiras. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO, 3, 2008, Canoas. (Texto digitado).

ANDRADE, S. S. Juventudes e processos de escolarização: uma abordagem cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Bolsa Família: agenda de compromissos da família. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2006.

CASTIEL, L. D.; DIAZ, C. A. D. A saúde persecutória: os limites da responsabilidade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

CARVALHO, M. C. (org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: EDUC; Cortez, 2003.

CRISTÓVAM defende papel da mulher. Correio do Povo, Porto Alegre, 7 mar. 2003, p. 18.

FERNANDES, L. Maternidade e consangüinidade no contexto da situação de rua. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 8., Florianópolis, 2008. Gênero, violência e poder. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008a. v. 1. p. 1-7.

______. Nas trilhas da família... Como e o que meninos e meninas em situação de rua aprendem sobre relações familiares. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008b.

FONSECA, C. Aliados e rivais na família: o conflito entre consanguíneos e afins em uma vila portoalegrense. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 2, n. 4, 1987. Disponível em: <http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_04/rbcs04_07.htm>. Acesso em: 26 jun. 2012.

______. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.

______; CARDARELLO, Andrea. Direitos dos mais ou menos humanos. In: FONSECA, Claudia.; SCHUCH, Patrice (org.). Políticas de proteção à infância: um olhar antropológico. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 219-252.

FORNA, A. Mãe de todos os mitos: como a sociedade modela e reprime as mães. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

KLEIN, C. “...Um cartão [que] mudou nossa vida”? Maternidades veiculadas e instituídas pelo Programa Nacional Bolsa-Escola. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

______. A educação de mulheres como mães e professoras no Programa Nacional Bolsa-Escola. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 30, p. 223-251, 2005a.

______. A produção da maternidade no Programa Bolsa-Escola. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 31-52, 2005b.

______. Biopolíticas de inclusão social e produção de maternidades e paternidades para uma infância melhor. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MEYER, D. Educação, saúde e politização da maternidade: olhares desde a articulação entre estudos culturais e estudos de gênero. In: SILVEIRA, R. M. H. (org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre estudos culturais em educação. Canoas: Ed. Ulbra, 2005. p. 145-163.

______. A politização contemporânea da maternidade: construindo um argumento. Gênero, Niterói, v. 6, n. 1, p. 81-104, 2006.

______ et al. “Você aprende. A gente ensina?”: interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1335-1342, jun. 2006.

______ et al. A educação ‘da família’ como estratégia governamental de inclusão social: um estudo situado na interface dos estudos culturais, de gênero e de vulnerabilidade. Relatório de pesquisa – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

______; KLEIN, C.; FERNANDES, L. Noções de família em políticas de “inclusão social” no Brasil contemporâneo. Estudos Feministas. Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 433-449, 2012.

MONUMENTO exalta mulher grávida. Correio do Povo, Porto Alegre, 26 nov. 2005.

RIO GRANDE DO SUL. Primeira Infância Melhor. Disponível em: <http://www.scp.rs.gov.br/governofaz/showProject.asp?idProjeto=113>. Acesso em: 24 abr. 2006a.

______. Secretaria Estadual da Saúde. Programa Primeira Infância Melhor. PIM Informa. Boletim do Programa Primeira Infância Melhor, v. 2, n. 5, abr. 2006b.

______. Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Programa Primeira Infância Melhor. Guia da gestante. Porto Alegre: Relâmpago, 2007a.

______. Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Programa Primeira Infância Melhor. Guia de orientação para GTM, monitor e visitador: contribuições para políticas na área do desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Relâmpago, 2007b.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71- 99, 1995.

SOARES, C. Pedagogias do corpo: higiene, ginásticas, esporte. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. p. 75-85.

SOUZA, P. R. Às mães dos estudantes brasileiros. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 maio 2001. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/acs/jornalis/ar-ministro>. Acesso em: 22 out. 2001.

Téléchargements

Publié-e

2014-06-11

Comment citer

Klein, C., Meyer, D. E., & Borges, Z. N. (2014). Políticas de inclusão social no Brasil contemporâneo e a educação da maternidade. Cadernos De Pesquisa, 43(150), 906–923. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1944

Numéro

Rubrique

Outros Temas