Comportamento verbal do aluno em sala de aula e fatores sociológicos que o afetam

Auteurs-es

  • Beatriz M. A. B. Guimarães
  • Ivo Alberto Schneider

Mots-clés :

Cultura, Famílias, Comunicação verbal, Dados estatísticos, Meios de comunicação de massa

Résumé

Este trabalho investigou os possíveis efeitos de fatores sociológicos no comportamento verbal de crianças em sala de aula. A população constituiu-se de crianças que, em 1973, cursavam a quarta série do ensino fundamental, em Salvador, Bahia. O plano de pesquisa consistiu em observação direta (durante todo o período de aula) e entrevista individual com uma amostra aleatória da população (n = 97). De modo geral, os resultados confirmaram as hipóteses levantadas, segundo as quais o nível educacional dos pais, o tipo de escola que freqüentam, o tamanho da família e a exposição aos meios de comunicação de massa afetam significativamente o comportamento verbal das crianças; em outras palavras, evidenciam teórica e empiricamente o efeito do status socioeconômico sobre o comportamento verbal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Beatriz M. A. B. Guimarães

Ivo Alberto Schneider

Téléchargements

Publié-e

1976-03-31

Comment citer

Guimarães, B. M. A. B., & Schneider, I. A. (1976). Comportamento verbal do aluno em sala de aula e fatores sociológicos que o afetam. Cadernos De Pesquisa, (16), 7–14. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1785

Numéro

Rubrique

Articles