Democratização do ensino: tendências na composição social da clientela
Mots-clés :
Democratização da educação, Discriminação no ensino, Igualdade de oportunidadesRésumé
Com base em dados referentes aos anos de 1963 e 1976, indicam-se neste trabalho algumas mudanças verificadas na população que atinge, no Estado de São Paulo, a 8ª e 11ª séries escolares. A taxa de sobrevivência elevou-se no período considerado e a representação das camadas populares nesses níveis de ensino mostrava-se mais elevada em 1976 do que em 1963; contudo, a despeito da supressão das diferenciações curriculares representadas pelos antigos ramos do ensino, marcada segregação relacionada com a origem social persiste, conforme indica a distribuição dos alunos pelos cursos públicos e particulares, diurnos e noturnos.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 1978
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).