Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior
Mots-clés :
Acesso ao ensino superior, Sistema de educação, Concurso VestibularRésumé
As discussões sobre o acesso à universidade refletem a perplexidade dos educadores em relação a problemática geral da educação brasileira. Os pontos nucleares desses debates incidem, geralmente, sobre os seguintes aspectos: a) o problema a ser realmente dimensionado e solucionado seria o do processo de seleção que ocorre a nível de 1º grau, pois tudo o mais, na crise geral da educação brasileira, decorria desse fato; b) o sistema educacional integra um macro-sistema que se acharia subordinado à pressão de forças econômicas que seriam as reais variáveis determinantes do acesso ao ensino em qualquer de seus níveis; c) o acesso à universidade far-se-ia por intermédio de um processo marginal - o vestibular - e traduziria, na verdade, a falência de toda a infra-estrutura do sistema educacional; d) o vestibular, apesar de usado pelos órgãos centrais da educação como instrumentos de pressão para promover mudanças e elevar o nível do ensino de 2º grau, não estaria alcançado esse objetivo e teria fracassado no seu objetivo maior: selecionar os melhores e mais capazes para a universidade.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).