Desvio ocupacional em ciências humanas: o caso dos graduados em direito de São José dos Campos
Mots-clés :
Expansão do ensino, Ensino superior, Custo da educação, Ciências Humanas, Recursos HumanosRésumé
Nos dias de hoje é amplamente reconhecido o valor econômico da educação. Entretanto, nota-se que o ensino brasileiro vem formando recursos humanos que não correspondem às necessidades socioeconômicas do país. É comum encontrar-se indivíduos que não têm oportunidade de utilizar profissionalmente seus conhecimentos, sendo obrigados a aceitar funções totalmente desvinculadas de sua formação acadêmica. Com o objetivo de se obter informações sistemáticas sobre a absorção de graduados pelo mercado de trabalho, realizou-se uma pesquisa de campo abrangendo bacharéis formados pela Faculdade de Direito Vale do Paraíba, entre 1958 e 1976. Desenvolveu-se e validou-se um questionário que foi aplicado em uma amostra dessa população. Os resultados confirmam a suspeita inicial de que existe um acentuado desvio ocupacional entre esses graduados. A metodologia adotada poderá, com pequenas reformulações, ser utilizada em pesquisas posteriores que tenham por objetivo analisar a situação ocupacional de egressos do ensino superior.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).