Operações lógico-matemáticas de crianças na 1ª série do 1º grau

Auteurs-es

  • Fatima Sampaio Silva

Mots-clés :

Conceito numérico, Desenvolvimento da criança, Desenvolvimento cognitivo, Aritmética

Résumé

O estudo se propôs a diagnosticar o estágio de desenvolvimento de crianças na 1ª série do 1º grau em operações relacionadas com a formação do conceito de número, bem como a avaliar o efeito das variáveis - escola freqüentada pela criança, idade e sexo - no desempenho das crianças naquelas operações. A amostra se constitui de 100 crianças entre 76e 96 meses - 50 de escola pública e 50 de escola particular; em cada grupo, 25 eram meninos e 25 meninas. Testes de enumeração, seriação e conservação de número foram utilizados como instrumentos. Considerando a amostra total, uma percentagem de crianças inferior a 50% se classificou no 3º estágio de enumeração, seriação e conservação de número, estágio este correspondente ao nível operatório. Considerando a amostra por escola, a percentagem de crianças de escola pública que se classificou no 3º estágio das três medidas foi inferior a 37%, enquanto na escola particular foi superior a 57%. A análise de variância revelou que o tipo de escola teve efeito significante sobre o desempenho das crianças em enumeração e seriação, mas não o teve sobre o desempenho em conservação. O efeito do sexo sobre o desempenho das crianças em enumeração, seriação e conservação de número também foi significante. A idade, estudada separadamente em cada escola, não teve efeito significante sobre o desempenho em nenhuma das medidas. Os dados indicam que a maioria das crianças que ingressam no 1º grau principalmente das escolas públicas, ainda não desenvolveram.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fatima Sampaio Silva

Téléchargements

Publié-e

1983-02-28

Comment citer

Silva, F. S. (1983). Operações lógico-matemáticas de crianças na 1ª série do 1º grau. Cadernos De Pesquisa, (44), 63–74. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1513

Numéro

Rubrique

Articles