A pedagogia do feminino: análise de um ritual de apresentação da menina à sociedade

Auteurs-es

  • Alice Inês de Oliveira e Silva

Mots-clés :

Mulheres, Sociedade, Sexualidade, Famílias, Religião, Discriminação social

Résumé

Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre a construção social das mulheres de prendas domésticas, ditas de elite, de uma cidade do interior mineiro, focalizando rituais como a Coroação de Nossa Senhora e o Baile de Debutantes que marcam a passagem da menina-moça da esfera do grupo familiar para a do grupo de referência. Os rituais são momentos privilegiados onde se evidencia a manipulação dos signos de status, o capital simbólico e o investimento familiar que é feito nessa construção social. Embora tanto a Coroação como o Baile de Debutantes, enquanto rituais, se construam em torno de símbolos consensualmente identificados com a pureza - vista como ideal feminino - a minha discussão se encaminha no sentido de mostrar que esse não é o cerne da questão. Mais do que a ritualização do controle da sexualidade feminina, se constituem em espaços pedagógicos para a menina de aquisição de uma competência - a de gerir o capital simbólico familiar. E é por isto, e não pelas representações do papel feminino em jogo, que eventos aparentemente anacrônicos continuam sendo realizados.

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Biographie de l'auteur-e

Alice Inês de Oliveira e Silva

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Publié-e

1985-08-31

Comment citer

Silva, A. I. de O. e. (1985). A pedagogia do feminino: análise de um ritual de apresentação da menina à sociedade. Cadernos De Pesquisa, (54), 26–36. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1391

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