Trajetória ocupacional de trabalhadores das classes subalternas
Mots-clés :
Qualificação profissional, Orientação profissional, Emprego, Mercado de trabalhoRésumé
Baseado nas representações de trabalhadores da Grande São Paulo, o artigo investiga o processo de encarreiramento profissional de homens e mulheres das classes subalternas, discutindo suas aspirações, movimento ascensional e busca de qualificação profissional. O exame das contradições em seus projetos à luz das determinações do mercado leva ao questionamento da valorização do trabalho autônomo versus assalariamento, assim como da própria condição de classe de um operariado embalado na quimera da sociedade igualitária que acena com a possibilidade de ascensão. O artigo insere-se na preocupação do autor em contribuir para o redirecionamento da Orientação Profissional.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).