Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna

Auteurs-es

  • Tarso B. Mazzotti

Mots-clés :

Didática, Informática, COMENIO, Tecnologia

Résumé

O artigo sustenta que a Pedagogia moderna tem por pressuposto que há um e somente um método para se conhecer, portanto, apenas um método de ensinar, o que é uma concepção comum entre pensadores ocidentais, partilhada pelo fundador da Didática moderna - Comenio. Em nossos dias, vêem-se reciclados os pressupostos comenianos quando Pappert propõe a família de linguagens de programação de computadores, a "filosofia de educação" Logo, como meio para a efetiva ultrapassagem do estágio cognitivo concreto para o lógico-formal, bem como quando sustenta a matética enquanto fundamento de uma nova sociedade. Argumenta-se, ainda, que Pappert, embora se apóie na epistemologia genética, utiliza-a apenas como pano de fundo e não como suporte efetivo da teoria que estatui.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Tarso B. Mazzotti

Téléchargements

Publié-e

1991-02-28

Comment citer

Mazzotti, T. B. (1991). Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna. Cadernos De Pesquisa, (76), 24–30. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1051

Numéro

Rubrique

Articles