Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna
Mots-clés :
Didática, Informática, COMENIO, TecnologiaRésumé
O artigo sustenta que a Pedagogia moderna tem por pressuposto que há um e somente um método para se conhecer, portanto, apenas um método de ensinar, o que é uma concepção comum entre pensadores ocidentais, partilhada pelo fundador da Didática moderna - Comenio. Em nossos dias, vêem-se reciclados os pressupostos comenianos quando Pappert propõe a família de linguagens de programação de computadores, a "filosofia de educação" Logo, como meio para a efetiva ultrapassagem do estágio cognitivo concreto para o lógico-formal, bem como quando sustenta a matética enquanto fundamento de uma nova sociedade. Argumenta-se, ainda, que Pappert, embora se apóie na epistemologia genética, utiliza-a apenas como pano de fundo e não como suporte efetivo da teoria que estatui.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).