Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte

Auteurs-es

  • Thiago Alves Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP/SP
  • José Marcelino Rezende Pinto Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - USP/Ribeirão Preto

Mots-clés :

Professores, Condições de Trabalho, Salário

Résumé

O objetivo do artigo é descrever algumas características do trabalho docente e comparar a remuneração dos professores à de outros profissionais com o mesmo nível de formação. Para isso, foram analisados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do Censo Escolar de 2009. Os dados foram examinados por meio de técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, desafios relativos à formação, uma vez que um terço dos professores do ensino fundamental e 50% da educação infantil não são formados em nível superior; às condições de trabalho, pois expressivo número de docentes trabalha em mais de uma escola e leciona para grande número de alunos por turma; e à remuneração, já que o nível socioeconômico dos professores e o rendimento de seu trabalho é menor que o de outros profissionais com nível de formação equivalente ou mesmo inferior.

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Bibliographies de l'auteur-e

Thiago Alves, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP/SP

José Marcelino Rezende Pinto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - USP/Ribeirão Preto

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Publié-e

2011-08-31

Comment citer

Alves, T., & Pinto, J. M. R. (2011). Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 606–639. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/105

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