A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção

Autores/as

  • Sérgio Antonio da Silva Leite

Palabras clave:

Ensino de 1º Grau, Fatores Intra-Escolares, Fracasso Escolar, Repetência, Evasão

Resumen

Índices de insucesso escolar são observados em todas as séries da escola pública brasileira mas, no ensino de 1º grau, observam-se dois "picos" de reprovação, o maior deles nas primeiras séries (agora, no final do Ciclo Básico); o segundo, que tem recebido pouca atenção dos pesquisadores, ocorre ao final da 5ª série e, ao que tudo indica, é mais grave e complexo nas escolas de periferia. O presente trabalho relata um projeto desenvolvido na Delegacia de Ensino de Caieiras (SP), que objetivou avaliar o repertório de alunos das 4ªs séries, introduzir programas de revisão e propor a continuidade do trabalho nas 5ªs séries. Os resultados obtidos demonstram progressos relevantes no desempenho acadêmico dos alunos, discutindo-se as dificuldades específicas intra-escolares encontradas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Antonio da Silva Leite

Publicado

1992-02-28

Cómo citar

Leite, S. A. da S. (1992). A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção. Cadernos De Pesquisa, (84), 31–42. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/960

Número

Sección

Artículos