O descompromisso das políticas públicas com a qualidade do ensino

Autores/as

  • Rose Neubauer da Silva
  • Cláudia Davis
  • Yara Lúcia Espósito
  • Guiomar Namo de Mello

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Programas Educacionais, Melhoria da Qualidade do Ensino

Resumen

Os esforços para melhorar a qualidade do ensino público no país ressentem-se da ausência de um mapeamento mais preciso dos condicionantes da possibilidade e capacidade social e política para tanto. A partir de uma breve apresentação dos principais programas educacionais lançados nas últimas décadas (EDURURAL, Ciclo Básico, Jornada Única, CIEPs, PROFIC, CIACs), voltados principalmente às populações das periferias urbanas e zonas rurais, este artigo analisa como tais inovações foram afetadas tanto pelo funcionamento de variáveis endógenas ao próprio sistema educacional, como por características que marcam a gestão da coisa pública no Brasil - instabilidade e ambigüidades políticas -, encaminhando, como contraproposta, mecanismos de avaliação e de informação da sociedade civil, para que esta exerça pressão mais efetiva sobre os governos.

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Biografía del autor/a

Rose Neubauer da Silva

Cláudia Davis

Yara Lúcia Espósito

Guiomar Namo de Mello

Publicado

1992-02-28

Cómo citar

Silva, R. N. da, Davis, C., Espósito, Y. L., & Mello, G. N. de. (1992). O descompromisso das políticas públicas com a qualidade do ensino. Cadernos De Pesquisa, (84), 5–16. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/958

Número

Sección

Artículos