Prioridade ao ensino básico e pauperização docente

Autores/as

  • Vanilda Paiva UFRJ
  • Célia Junqueira UFRJ
  • Leonardo Muls

Palabras clave:

Professores, Política Salarial, Pauperização, Ensino Fundamental

Resumen

Estudo realizado sobre os salários dos docentes da rede municipal do Rio de Janeiro no período de 1979 a maio de 1996 e entrevistas feitas com professores, alunos e pais em escolas da rede pública desse município demonstra a forte contradição entre o discurso em favor da educação, com destaque para o ensino básico, e o empobrecimento dos professores de 1o. grau, com efeitos sobre as possibilidades de o professor atuar como figura de identificação, facilitando a aprendizagem. A reconstituição da remuneração mensal desses docentes permite constatar uma perda salarial mais severa entre os professores com maior nível de escolaridade e maior experiência quando comparamos aos docentes em início de carreira. A dramaticidade da situação, contudo, só pode ser percebida no cotidiano das escolas, como explicitam as citações do final do artigo.

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Biografía del autor/a

Vanilda Paiva, UFRJ

Célia Junqueira, UFRJ

Leonardo Muls

Publicado

1997-03-31

Cómo citar

Paiva, V., Junqueira, C., & Muls, L. (1997). Prioridade ao ensino básico e pauperização docente. Cadernos De Pesquisa, (100), 109–119. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/771

Número

Sección

Artículos